ENTRAR

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bioshock - Ascenção e queda de Rapture


FRANK FONTAINE


"Uma arma em cada lar, paz em todas as ruas."

- Frank Fontaine na instalação da primeira
máquina Power to the People, 22/01/1957


Frank Fontaine era um empreendedor de sucesso de origem humilde e colaborou em actos de caridade e com empresas. Ele construiu o seu império através de Fontaine Fishery (Viveiros de Peixe Fontaine), uma fachada para as suas operações de contrabando em Port Neptune. Fontaine utilizou o seu carisma para angariar adeptos entre aqueles que estavam descontentes com a filosofia de Ryan. Um homem visionário, Fontaine compreendeu que, mesmo numa sociedade com as grandes mentes do mundo, "alguém tem de limpar as sanitas" e assim iniciou a sua campanha para controlar Rapture apelando às pessoas das classes baixas. Ele instalou a Fontaine's Home for the Poor (Casa Fontaine para os Pobres) e recrutou os trabalhadores dos viveiros em Neptune's Bounty, liderado por Peach Wilkins, para contrabandear artigos do mundo exterior para dentro de Rapture.

Bíblias e crucifixos estavam entre os mais prolíficos artigos de contrabando nas operações do Fontaine. Estes artigos eram procurados por aqueles cujas vidas em Rapture eram vazias e aqueles que necessitavam de apoio na época em que a guerra era eminente entre Fontaine e Ryan. Fontaine disponibilizava esses itens religiosos para lucrar e simultaneamente ganhar vantagem sobre Ryan apelando à moralidade pública.

Fontaine apercebeu-se imediatamente da viabilidade económica de Adam, por isso decidiu investir na pesquisa de Tenenbaum em troca de futuros proveitos resultante disso. Através do seu contrabando em Neptune's Bounty, Tenenbaum conseguiu finalmente acesso ao equipamento e ao dinheiro que precisava.

A Fontaine Futuristics foi criada e Tenenbaum passou a investigar o Adam. Ela descobriu que a substância podia ser usada para aumentar as capacidades físicas e mentais do corpo humano, tratar doenças e curar ferimentos. O seu parceiro de investigação, o Dr. Suchong, começou a desenvolver uma série de modificações genéticas a partir de Adam processado chamadas Plasmids, com o nome de código "Lots". Estes davam aos humanos poderes especiais e capacidades adicionais através de um soro chamado Eve. Enquanto Suchong se embrenhou em desenvolver diferentes aplicações dos Plasmids, Tenenbaum focou-se no estudo das propriedades genéticas do próprio Adam.

À medida que o Adam chegou ao público geral, a Fontaine Futuristics começou a lucrar. Por esta altura, Fontaine tornou-se bastante influente em Rapture através dos vários negócios que mantinha. Isto incluía o mercado do oxigénio, Gravadores Accu-Vox (todos os que eram alguém tinham um), e as máquinas Power To The People. Ele gastou os lucros provenientes do Adam em descobrir novos e melhores Plasmids. Fontaine era agora um grande nome da tecnologia enquanto Ryan gastou o seu tempo na compra de bens imobiliários. Ao início, Ryan louvou o negócio de Plasmids de Fontaine como exemplo da ideologia de mercado livre e escusou-se a regulá-lo como indicado pelos seus conselheiros mais próximos.


Creditos: Doctor_Worm

Nenhum comentário:

Postar um comentário