ENTRAR

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bioshock - Ascenção e queda de Rapture


THE CONSTRUCTION OF RAPTURE


"O que fariam o Urso Russo e a Águia Americana se descobrissem
o nosso paraíso? O nosso segredo é o nosso escudo!"

- Andrew Ryan

Durante a sua permanência na América, Ryan juntou uma fortuna no valor de biliões em contratos com os Estados Unidos e outros potências mundiais em armas e pesquisas científicas subaquáticas, que foram utilizadas na construção de Rapture. Em 1942, Ryan inventou um dispositivo engenhoso que comprimia as moléculas de água com uma carga eléctrica da mesma forma que o ar é comprimido com uma força. Ryan originalmente pretendia que este dispositivo tivesse aplicações em mecanismos de arrefecimento e em países desérticos onde houvesse escassez de água. O governo, contudo, decidiu utilizá-lo como arma militar. O dispositivo poderia rapidamente aumentar a pressão da água à volta se veículos náuticos como submarinos, esmagando-os em poucos segundos. Ryan não ficou contente com a utilização da sua invenção e o seu desagrado pelo governo aumentou, tal como o seu idealismo individualista.

Ryan iniciou a construção de Rapture no início de 1946 utilizando uma plataforma de prospecção de petróleo no meio do Atlântico, entre a Gronelândia e a Islândia (63* 2' N 29* 55' W). Pedra, granito e outros recursos foram recolhidos no local utilizando brocas, enquanto o metal foi adquirido a fontes externas. Os materiais eram então processados na plataforma enquanto os edifícios eram construídos numa estrutura suportada por outras duas plataformas.

A base de cada edifício era construída e lentamente submergida utilizando dispositivos de flutuação e correntes gigantescas. As fundações para cada edifício eram inicialmente preparadas e cada andar era colocado em sucessão, como blocos de construção, uns sobre os outros. As secções dos edifícios eram então seladas usando granito e cimento extraídos no local e as janelas instaladas. Finalmente, a água dos edifícios seria extraída utilizando o dispositivo de compressão de água inventado pelo Ryan. Uma "explosão de pressão" retiraria a água do topo dos edifícios enquanto uma enorme bolha de pressão manteria secos os níveis inferiores. Um bombeamento convencional teria custos insuportáveis, tornando esse dispositivo essencial na construção da cidade. Após retirar toda a água, os edifícios seriam selados permanentemente.

Protegida por uma rede de gigantescas paredes e constituída por um grupo de enormes torres, Rapture foi concebida para ser completamente auto-suficiente com toda a sua electricidade, produção de alimentos, purificação de água e sistemas de defesa a serem alimentados por aberturas vulcânicas submarinas. Para utilizar o calor das fissuras geotérmicas, Ryan criou uma central massiva de produção de energia chamada Hephaestus e instalou aí o seu escritório principal.

Ryan também contratou uma cientista de Berkeley, Julie Langford, para construir uma quinta com árvores no fundo do oceano. Arcadia tornou-se o pulmão de Rapture, onde as suas florestas luxuosas e plantas abundantes serviam para produzir o oxigénio para a cidade. O transporte ficou a cabo de um sistema de Bathyspheres chamado o metro de Rapture. Deslocações de curta distância eram feitas através de uma rede de túneis de vidro. O correio era distribuído por um sistema de tubos pneumáticos. A arquitectura da cidade continha um estilo Art Deco e tinha um aspecto arcaico mas ao mesmo tempo futurístico. Após a construção estar completa, a plataforma petrolífera foi canibalizada à excepção das suas fundações. Foi então utilizada para servir de suporte à única entrada em Rapture, um grande farol em pedra.

Rapture abriu as suas portas à elite mundial a 5 de Novembro de 1946. A população da cidade contava com alguns milhares de habitantes e atingiu o seu ponto alto nos primeiro anos de 1950, composta pelas pessoas que Ryan tinha como os melhores exemplares da humanidade. Uma grande e segmentada economia cresceu entre a população, permitindo o acesso a produtos de diferentes qualidades a diferentes níveis da sociedade.


Creditos: Doctor_Worm

Nenhum comentário:

Postar um comentário